🚩Balanço do Estoque (também chamado de Conferência ou Contagem de Estoque), se refere ao lançamento de estoque de produtos que não tem a exigência de controle de receita e de lotes pela ANVISA, e pode ser visto na página abaixo.

🚩Inventário do Estoque se refere ao lançamento de estoque de produtos de Controle Especial e Antimicrobianos de acordo com a ANVISA, e pode ser visto na página Inventário SNGPC Integrado.

Para ajustes ocasionais de produtos com estoques errados, use a tela de contagem: 👉CONTAGEM DE ESTOQUE

CONFERÊNCIA TOTAL DE ESTOQUE DA FARMÁCIA 

(BALANÇO DE ESTOQUE)

Serve para fazer conferir o estoque do sistema com o estoque físico da farmácia. Com este tipo de conferência é possível colocar a data do início da conferência de estoque, o código de barras do produto e a quantia conferida. Se ocorrer de lançar um produto já conferido na data indicada o sistema avisará que já houve uma conferência para aquele produto naquela data.

CONFERÊNCIA DE ESTOQUE (BALANÇO)

Para saber como fazer um backup de dados antes de iniciar o balanço, use a opção BACKUP.

Como fazer o balanço de estoque?

O balanço é feito basicamente em 4 etapas:

CAMINHO - Manutenções/Estoque/Conferência de Estoque Sem Acúmulo

PASSO 1 - Informar a data Início Conferência. Obs: a data de início será o dia em que foi iniciado o balanço. Mesmo que leve mais de um dia para fazer a conferência dos produtos, deve-se sempre informar a mesma data.

PASSO 2 - Passar o produto em Produto/Cód.Barras e colocar quantidade em Quantidade Conferida

PASSO 3 - Salvar [F2]

Fazer esse processo para todos os produtos a serem conferidos. Assim que finalizar todos:

PASSO 4 - Finalizar [F10]

OBS: é possível usar a Conferência de estoque sem acúmulo ou com acúmulo. Como usar as telas?

Por exemplo, existe um produto com 10 unidades na loja:


Caminho: Manutenções/Estoque/Conferência sem acúmulo

Nessa tela você bipa o produto uma vez, informa 10 e salva no F2.


Caminho: Manutenções/Estoque/Conferência com acúmulo: 

Nessa tela você bipa o produto 10 vezes e não é preciso salvar no F2.


As duas telas podem ser usadas simultaneamente, desde que usada a mesma data de início da conferência.

Depois de bipar todos os produtos e finalizar a conferência é preciso atualizar o estoque.

Atualização de Estoque pela Conferência

Serve para atualizar o estoque de acordo com a conferência de estoque sem acúmulo ou com acúmulo. Aconselhamos, para maior segurança de estoques da loja, verificar no Relatório de Conferência de Estoque os produtos que foram alterados, o estoque antes da contagem e o estoque após a contagem.

CAMINHO - Manutenções/Estoque/Atualização de Estoque pela Conferência

PASSO 1 - No campo Início Conferência, clicar em buscar.

PASSO 2 - Informar o período de pesquisa, Consultar F3 e dar enter na data da conferência.

PASSO 3  - Marcar a opção Zerar Estoque dos Produtos não Conferidos para zerar os produtos que não foram passados na conferência. Marcar a opção Produtos Conferidos para gerar o relatório dos produtos. 

PASSO 4 -  Atualizar [F2] para iniciar a atualização de estoque pela conferência feita.

Atenção! Durante este procedimento não será possível realizar movimentações no estoque.

Ao finalizar atualização o sistema irá gerar o relatório de conferência, mostrando os produtos conferidos e os não conferidos. Nos Conferidos irá mostrar o estoque anterior, o ajuste de estoque feito e o estoque final para os produtos conferidos.

RELATÓRIO DE conferência de estoque

Serve para listar os produtos com estoque alterado, seja por contagem ou conferência de estoque.

Caminho: Relatórios/Estoque/Conferência Estoque

PASSO 1 - Informe o período de pesquisa 

PASSO 2 - Em Seleção II, marque um dos tipos:

PASSO 3 - Gerar o relatório

RELATÓRIO DE ESTOQUE

CAMINHO - Relatórios/Estoque/Saldo em estoque.

PASSO 1 - Gerar relatório 

Segue o vídeo explicando detalhadamente o processo de balanço de estoque: