O tutorial abaixo demonstra a ferramenta Gestão Financeira Avançada sendo utilizada com a Integração Completa. Caso ela nunca tenha sido usada na farmácia, será necessário fazer as configurações iniciais dela com o suporte.  Para eventuais dúvidas entre em contato com o suporte.  

Gestão Financeira 💹Avançado

Com o módulo Gestão Financeira você pode fazer muito mais pela gestão financeira da sua farmácia, com um painel intuitivo e dinâmico, você tem acesso a gráfico e dados diretamente na tela do Trier Drogarias, tornando tudo mais prático e rápido.

O Gestão Financeira Básico contempla controle de contas a pagar e despesas internas da farmácia categorizadas de acordo com a realidade da farmácia. 

O Gestão Financeira Avançado engloba as funcionalidades básicas, junto a outras funcionalidades como Conciliação Bancária, Demonstrativo de Lucros, Perdas e Fluxo de Caixa, etc.

Cadastro de Conta 

O cadastro das contas que serão usadas no Gestão Financeira é feito durante a implantação da ferramenta, caso dúvidas consulte o suporte.

Caminho: Gestão Financeira/Contas

PASSO 1 - Clicar em Cadastrar Conta

PASSO 2 - Informar o Titulo da Conta, Tipo e Banco

Opcionalmente informar: o saldo e dados da conta, como por exemplo, a agência.

PASSO 3 - Clicar em CADASTRAR CONTA.

dashboard de movimentações

Caminho: Gestão Financeira/Dashboard

No Dashboard do Gestão é possível ter uma visão geral do financeiro da farmácia.

No Menu Superior é possível realizar movimentações, conciliação, acesso à configurações, etc.

Em Contas Cadastradas, o painel irá trazer as contas ativas e o saldo em dinheiro atual nela.

Movimentações irá trazer as entradas e saidas, efetivadas e pendentes com pesquisa por mês ou dia atual.

Receitas e Despesas por Categoria, exibem de forma gráfica as porcentagens das movimentações de acordo com o tipo de categoria cadastrada. Por exemplo, lê-se que 67% dos gastos dessa farmácia são com mercadorias para vendas.

O gráfico Demonstrativo de Lucros e Perdas DLP, mostra resumidamente a relação entre os custos e lucros em percentuais, assim como o Demonstrativo de Fluxo de Caixa DFC que considera as movimentações de Receita líquida e Lucro bruto para composição dos percentuais.

cadastro DE BOLETOS na entrada de NF-E

PASSO 1 - Realizar a importação de notas normalmente

PASSO 2 - Na finalização da nota, lançar os valores das parcelas e seus respectivos vencimentos. Como no exemplo a baixo, a nota tem o valor total de $594,30 e foi parcelada em 3 pagamentos de cerca de $198,08 cada, cada um com sua respectiva data de vencimento.

No Gestão Financeira essas parcelas aparecerão listadas da mesma maneira aguardando para efetivação. 

cadastro de movimentação (receitas ou despesas)

CAMINHO: Gestão Financeira/Movimentações

PASSO 1 - No canto superior escolher NOVA RECEITA ou NOVA DESPESA.

PASSO 2 - Caso RECEITA, informar os campos obrigatórios: Descrição, Data de Recebimento, categoria e valor.

PASSO 2 - Caso DESPESA, informar os campos obrigatórios: Descrição, Fornecedor, Data de Vencimento, Categoria e valor

PASSO 3 - Clicar em Cadastrar. Ao finalizar o cadastro a movimentação irá aparecer na tela de consulta.

consulta de movimentações e filtros

CONSULTA DE PERÍODO

Caminho: Gestão Financeira/Movimentações

No menu superior é possível fazer uma consulta rápida de período selecionando as opções: DIÁRIO, SEMANAL, MENSAL e ANUAL

Ou então através do PERÍODO CUSTOMIZADO, onde é possível escolher o período pra pesquisa.

FILTROS PERSONALIZADOS

Usando o botão FILTRO é possível basicamente criar qualquer tipo de consulta dentro do Gestão, usando os campos de pesquisa como categoria, tipos de movimentação, empresas, datas, etc.

Por exemplo: se precisar fazer uma consulta das Despesas com Mercadorias: 

no primeiro campo deve preencher o tipo de filtro com CATEGORIAS

no segundo com ESTÁ CONTIDO

no terceiro DESPESAS COM MERCADORIA

Clicar em ✔️ Salvar e depois no botão APLICAR.

Dessa maneira irão estar disponíveis na tela de movimentações, só aquelas que atendem esse filtro.

mOVIMENTAÇõES

Na listagem das movimentações é possivel identificar seus status através dos ícones:

SOMENTE LEITURA: significa que foi feita diretamente no caixa e não é possível realizar alterações nesse tipo movimentação.

EFETIVADO: quando é dado baixa no valor que foi cadastrado para considerar como pago pela farmácia caso despesa, ou recebido pela farmácia caso receita.

CONCILIADO: são as movimentações cadastradas no Gestão que estão relacionadas à movimentações financeiras registradas em uma conta corrente ou conta poupança. 

RECORRENTE: uma movimentação que tem periodicidade e acontece no decorrer de semanas ou meses, como por exemplos compras de mercadorias parceladas.


DOWNLOAD: possibilita o download das movimentações da tela em um arquivo no formato CSV. 

O CAMPO DE PESQUISA possibilita a pesquisa por movimentações, empresa ou valor 

DETALHES: mostra o detalhamento de uma movimentação, como por exemplo de vendas que foram realizadas à vista

efetivação e exclusão de movimentação

Caminho: Gestão Financeira/Movimentações

PASSO 1 - Identificar a movimentação em questão.

PASSO 2 - Na movimentação em questão clicar no ícone •••, onde será possível:

EFETIVAR a movimentação, ou seja, dar a baixa nela e considerar como paga ou recebida. EDITAR a movimentação e alterar qualquer dado que esta cadastrado nela. EXCLUIR a movimentação.

PASSO 3 - Ao clicar em EFETIVAR, abrirá a tela para confirmação da efetivação na qual será possível editar as informações antes de concluir, incluindo valor da conta caso for paga com acrescimo ou descontos.

PASSO 3 - Ao clicar em EDITAR, abrirá a tela para alteração dos dados da movimentação.

Após a EFETIVAÇÃO da movimentação, ela irá aparecer na consulta com a marcação de efetivada.

CADASTRO DE CATEGORIAS (ou TIPOS DE MOVIMENTAÇÕES)

Caminho: Gestão Financeira/Categorias

PASSO 1 - Identificar se precisa cadastrar uma RECEITA ou uma DESPESA

PASSO 2 - Clicar no ícone + ao lado da Categoria, e selecionar NOVA CATEGORIA

PASSO 3 - Informar obrigatoriamente a Descrição e o Tipo da Despesa/Receita

PASSO 4 - Clicar em Salvar Categoria

Conciliação Bancária

É a combinação entre movimentações bancárias (registradas em um arquivo de formato OFX) e as movimentações registradas no Gestão Financeira, afim de facilitar o cadastro das receitas e das despesas. 

Caminho: Gestão Financeira/Conciliação Bancária

PASSO 1 - Clicar em INICIAR CONCILIAÇÃO

PASSO 2 - Informar a CONTA, carregar o arquivo .ofx e clicar em IMPORTAR

Na tela de conciliação aparecerão listados do lado esquerdo os MOVIMENTOS DO BANCO e do lado direito os MOVIMENTOS DO SISTEMA, onde será possível usar os movimentos do banco para criar novos movimentos dentro do Gestão Financeira.

O sistema irá verificar as movimentações dos sistema e comparar com as movimentações do arquivo, e caso encontre compatibilidade irá realizar uma pré-conciliação, como no exemplo abaixo.

Caso a conciliação esteja correta, pode-se clicar em CONCILIAR e o movimento do arquivo estará amarrado ao movimento do sistema.

Caso não tenha uma movimentação prevista lançada no sistema, é possivel cadastrar as movimentações no momento da importação, para isso pode-se clicar em NOVO MOVIMENTO.

Dessa maneira ao abrir a tela de cadastro de despesa, será necessário preencher os itens obrigatórios e depois salvar para finalizar.

Relatório Pai

O PAI (Painel de Aferição de Indicadores) é uma solução que busca apoiar a farmácia no mapeamento de sua performance e auxilia na avaliação das informações de receitas e despesas mês a mês, gerando um relatório que possibilita um planejamento de ação mais assertivo.

Caminho: Gestão Financeira/Relatório PAI

PASSO 1 - Clicar em Gerar Relatório PAI

PASSO 2 - Escolher o mês de referência e Gerar Relatório.

Na tela, serão apresentados os dados indicadores referente as entradas e saidas do mês em questão.

Ao clicar no item, é aberta uma pesquisa na Tela de Movimentações, detalhando os movimentações que geraram aquele valor.

Como no exemplo, o Valor de Consumo Interno foi de  R$ 1.175,77.

Também é possivel fazer o download do relatório em formato CSV.

DLP x DFC

Caminho: Gestão financeira/DLP x DFC

Baseado numa metodologia de análise de mercado, o DLP X DFC vai trazer os dados com base nas movimentações efetuadas. Assim é possível avaliar a situação das vendas das lojas pelo Demonstrativo de Lucros e Perdas, e se os recebimento estão suprindo o caixa, no Demonstrativo de Fluxo de Caixa.

Análise Financeira

Também estão disponíveis os comparativos de valores DLP e DFC.

simulação DLP

Também é possível criar simulações usados novas margens de MARKUP e MARGEM DE LUCRO em relação a valores de Lucros e Perdas de um determinado perído. 

Por exemplo, no mês de agosto/2022, o valor de Markup foi de 31,57% e Margem de Lucro de 23,99%.

Ao realizar uma simulação na qual o valor de Markup passa a ser 40%, o sistema gera os novos valores de itens para os Lucros e Perdas da farmácia, gerando dados para auxiliar na tomada de decisão.

Resultados por grupos

A visão por grupo de produtos mostra os indicadores para cada grupo de produto da loja, mostrando os mais rentáveis e os que precisam melhorar o rendimento.

O CMV usado para fins de análise é o custo de aquisição no sistema. E é possível gerar com padrão de grupos de produtos da farmácia ou usando o padrão Trier, que é o padrão de mercado.

Relatório de Contas a Pagar e Contas Pagas

CAMINHO - Relatórios/Financeiros/Contas a Pagar ou Pagas/Contas a Pagar ou Pagas

PASSO 1 - Na aba Dados I, selecionar o período de pesquisa

PASSO 2 - Em Seleção I, marcar entre as opções Contas a Pagar, Contas Pagas ou Todas.

PASSO 3 - Gerar relatório F2

Exemplo de relatório gerado.