O tutorial abaixo demonstra a ferramenta Gestão Financeira Avançada sendo utilizada com a Integração Completa. Caso ela nunca tenha sido usada na farmácia, será necessário fazer as configurações iniciais dela com o suporte. Para eventuais dúvidas entre em contato com o suporte.
Gestão Financeira 💹Avançado
Com o módulo Gestão Financeira você pode fazer muito mais pela gestão financeira da sua farmácia, com um painel intuitivo e dinâmico, você tem acesso a gráfico e dados diretamente na tela do Trier Drogarias, tornando tudo mais prático e rápido.
O Gestão Financeira Básico contempla controle de contas a pagar e despesas internas da farmácia categorizadas de acordo com a realidade da farmácia.
O Gestão Financeira Avançado engloba as funcionalidades básicas, junto a outras funcionalidades como Conciliação Bancária, Demonstrativo de Lucros, Perdas e Fluxo de Caixa, etc.
Cadastro de Conta
O cadastro das contas que serão usadas no Gestão Financeira é feito durante a implantação da ferramenta, caso dúvidas consulte o suporte.
Caminho: Gestão Financeira/Contas
PASSO 1 - Clicar em Cadastrar Conta
PASSO 2 - Informar o Titulo da Conta, Tipo e Banco.
Opcionalmente informar: o saldo e dados da conta, como por exemplo, a agência.
PASSO 3 - Clicar em CADASTRAR CONTA.
dashboard de movimentações
Caminho: Gestão Financeira/Dashboard
No Dashboard do Gestão é possível ter uma visão geral do financeiro da farmácia.
No Menu Superior é possível realizar movimentações, conciliação, acesso à configurações, etc.
Em Contas Cadastradas, o painel irá trazer as contas ativas e o saldo em dinheiro atual nela.
Movimentações irá trazer as entradas e saidas, efetivadas e pendentes com pesquisa por mês ou dia atual.
Receitas e Despesas por Categoria, exibem de forma gráfica as porcentagens das movimentações de acordo com o tipo de categoria cadastrada. Por exemplo, lê-se que 67% dos gastos dessa farmácia são com mercadorias para vendas.
O gráfico Demonstrativo de Lucros e Perdas DLP, mostra resumidamente a relação entre os custos e lucros em percentuais, assim como o Demonstrativo de Fluxo de Caixa DFC que considera as movimentações de Receita líquida e Lucro bruto para composição dos percentuais.
cadastro DE BOLETOS na entrada de NF-E
PASSO 1 - Realizar a importação de notas normalmente
PASSO 2 - Na finalização da nota, lançar os valores das parcelas e seus respectivos vencimentos. Como no exemplo a baixo, a nota tem o valor total de $594,30 e foi parcelada em 3 pagamentos de cerca de $198,08 cada, cada um com sua respectiva data de vencimento.
No Gestão Financeira essas parcelas aparecerão listadas da mesma maneira aguardando para efetivação.
cadastro de movimentação (receitas ou despesas)
CAMINHO: Gestão Financeira/Movimentações
PASSO 1 - No canto superior escolher NOVA RECEITA ou NOVA DESPESA.
PASSO 2 - Caso RECEITA, informar os campos obrigatórios: Descrição, Data de Recebimento, categoria e valor.
PASSO 2 - Caso DESPESA, informar os campos obrigatórios: Descrição, Fornecedor, Data de Vencimento, Categoria e valor
PASSO 3 - Clicar em Cadastrar. Ao finalizar o cadastro a movimentação irá aparecer na tela de consulta.
consulta de movimentações e filtros
CONSULTA DE PERÍODO
Caminho: Gestão Financeira/Movimentações
No menu superior é possível fazer uma consulta rápida de período selecionando as opções: DIÁRIO, SEMANAL, MENSAL e ANUAL.
Ou então através do PERÍODO CUSTOMIZADO, onde é possível escolher o período pra pesquisa.
FILTROS PERSONALIZADOS
Usando o botão FILTRO é possível basicamente criar qualquer tipo de consulta dentro do Gestão, usando os campos de pesquisa como categoria, tipos de movimentação, empresas, datas, etc.
Por exemplo: se precisar fazer uma consulta das Despesas com Mercadorias:
no primeiro campo deve preencher o tipo de filtro com CATEGORIAS
no segundo com ESTÁ CONTIDO
no terceiro DESPESAS COM MERCADORIA
Clicar em ✔️ Salvar e depois no botão APLICAR.
Dessa maneira irão estar disponíveis na tela de movimentações, só aquelas que atendem esse filtro.
mOVIMENTAÇõES
Na listagem das movimentações é possivel identificar seus status através dos ícones:
SOMENTE LEITURA: significa que foi feita diretamente no caixa e não é possível realizar alterações nesse tipo movimentação.
EFETIVADO: quando é dado baixa no valor que foi cadastrado para considerar como pago pela farmácia caso despesa, ou recebido pela farmácia caso receita.
CONCILIADO: são as movimentações cadastradas no Gestão que estão relacionadas à movimentações financeiras registradas em uma conta corrente ou conta poupança.
RECORRENTE: uma movimentação que tem periodicidade e acontece no decorrer de semanas ou meses, como por exemplos compras de mercadorias parceladas.
DOWNLOAD: possibilita o download das movimentações da tela em um arquivo no formato CSV.
O CAMPO DE PESQUISA possibilita a pesquisa por movimentações, empresa ou valor
DETALHES: mostra o detalhamento de uma movimentação, como por exemplo de vendas que foram realizadas à vista
efetivação e exclusão de movimentação
Caminho: Gestão Financeira/Movimentações
PASSO 1 - Identificar a movimentação em questão.
PASSO 2 - Na movimentação em questão clicar no ícone •••, onde será possível:
EFETIVAR a movimentação, ou seja, dar a baixa nela e considerar como paga ou recebida. EDITAR a movimentação e alterar qualquer dado que esta cadastrado nela. EXCLUIR a movimentação.
PASSO 3 - Ao clicar em EFETIVAR, abrirá a tela para confirmação da efetivação na qual será possível editar as informações antes de concluir, incluindo valor da conta caso for paga com acrescimo ou descontos.
PASSO 3 - Ao clicar em EDITAR, abrirá a tela para alteração dos dados da movimentação.
Após a EFETIVAÇÃO da movimentação, ela irá aparecer na consulta com a marcação de efetivada.
CADASTRO DE CATEGORIAS (ou TIPOS DE MOVIMENTAÇÕES)
Caminho: Gestão Financeira/Categorias
PASSO 1 - Identificar se precisa cadastrar uma RECEITA ou uma DESPESA
PASSO 2 - Clicar no ícone + ao lado da Categoria, e selecionar NOVA CATEGORIA
PASSO 3 - Informar obrigatoriamente a Descrição e o Tipo da Despesa/Receita
PASSO 4 - Clicar em Salvar Categoria
Conciliação Bancária
É a combinação entre movimentações bancárias (registradas em um arquivo de formato OFX) e as movimentações registradas no Gestão Financeira, afim de facilitar o cadastro das receitas e das despesas.
Caminho: Gestão Financeira/Conciliação Bancária
PASSO 1 - Clicar em INICIAR CONCILIAÇÃO
PASSO 2 - Informar a CONTA, carregar o arquivo .ofx e clicar em IMPORTAR
Na tela de conciliação aparecerão listados do lado esquerdo os MOVIMENTOS DO BANCO e do lado direito os MOVIMENTOS DO SISTEMA, onde será possível usar os movimentos do banco para criar novos movimentos dentro do Gestão Financeira.
O sistema irá verificar as movimentações dos sistema e comparar com as movimentações do arquivo, e caso encontre compatibilidade irá realizar uma pré-conciliação, como no exemplo abaixo.
Caso a conciliação esteja correta, pode-se clicar em CONCILIAR e o movimento do arquivo estará amarrado ao movimento do sistema.
Caso não tenha uma movimentação prevista lançada no sistema, é possivel cadastrar as movimentações no momento da importação, para isso pode-se clicar em NOVO MOVIMENTO.
Dessa maneira ao abrir a tela de cadastro de despesa, será necessário preencher os itens obrigatórios e depois salvar para finalizar.
Relatório Pai
O PAI (Painel de Aferição de Indicadores) é uma solução que busca apoiar a farmácia no mapeamento de sua performance e auxilia na avaliação das informações de receitas e despesas mês a mês, gerando um relatório que possibilita um planejamento de ação mais assertivo.
Caminho: Gestão Financeira/Relatório PAI
PASSO 1 - Clicar em Gerar Relatório PAI
PASSO 2 - Escolher o mês de referência e Gerar Relatório.
Na tela, serão apresentados os dados indicadores referente as entradas e saidas do mês em questão.
Ao clicar no item, é aberta uma pesquisa na Tela de Movimentações, detalhando os movimentações que geraram aquele valor.
Como no exemplo, o Valor de Consumo Interno foi de R$ 1.175,77.
Também é possivel fazer o download do relatório em formato CSV.
DLP x DFC
Caminho: Gestão financeira/DLP x DFC
Baseado numa metodologia de análise de mercado, o DLP X DFC vai trazer os dados com base nas movimentações efetuadas. Assim é possível avaliar a situação das vendas das lojas pelo Demonstrativo de Lucros e Perdas, e se os recebimento estão suprindo o caixa, no Demonstrativo de Fluxo de Caixa.
Análise Financeira
Também estão disponíveis os comparativos de valores DLP e DFC.
simulação DLP
Também é possível criar simulações usados novas margens de MARKUP e MARGEM DE LUCRO em relação a valores de Lucros e Perdas de um determinado perído.
Por exemplo, no mês de agosto/2022, o valor de Markup foi de 31,57% e Margem de Lucro de 23,99%.
Ao realizar uma simulação na qual o valor de Markup passa a ser 40%, o sistema gera os novos valores de itens para os Lucros e Perdas da farmácia, gerando dados para auxiliar na tomada de decisão.
Resultados por grupos
A visão por grupo de produtos mostra os indicadores para cada grupo de produto da loja, mostrando os mais rentáveis e os que precisam melhorar o rendimento.
O CMV usado para fins de análise é o custo de aquisição no sistema. E é possível gerar com padrão de grupos de produtos da farmácia ou usando o padrão Trier, que é o padrão de mercado.
Relatório de Contas a Pagar e Contas Pagas
CAMINHO - Relatórios/Financeiros/Contas a Pagar ou Pagas/Contas a Pagar ou Pagas
PASSO 1 - Na aba Dados I, selecionar o período de pesquisa
PASSO 2 - Em Seleção I, marcar entre as opções Contas a Pagar, Contas Pagas ou Todas.
PASSO 3 - Gerar relatório F2
Exemplo de relatório gerado.