Controle de Acesso no Gestão Financeira

A partir da versão 7.14 do sistema, o Gestão Financeira traz uma novidade muito importante no que diz à possibilidade de criar controles de acesso, onde será possível limitar acessos a Contas e Categorias conforme a necessidade. Após a farmácia ser atualizada para a versão 7.14 e não for utilizado o Controle de Acesso do Gestão Financeira, o sistema permanecerá com o seu funcionamento já conhecido. Caso seja configurado o Controle de Acesso, o sistema irá sempre validar o usuário que está acessando com as permissões que possui. Caso todos os Controles de Acesso forem excluídos após serem criados, o sistema irá voltar com o seu funcionamento já conhecido, conforme as versões anteriores. 

Para a criação do Controle de Acesso, é necessário acessar o menu “Configurações” dentro do menu Gestão Financeira no Retaguarda Trier Sistemas.

Após acessar o menu Configurações, deve clicar na filial para expandir as opções de configuração do Gestão Financeira e ir até o passo "4 - Controle de Acesso" e, após isso, clicar na opção "Cadastrar Controle de Acesso".

Após clicar no botão "Cadastrar Controle de Acesso", o sistema abrirá uma tela para ser definido o nome do controle de acesso, quais usuários farão parte do controle de acesso, quais contas os usuários terão acesso e a quais categorias também terão acesso.

Na modal, as abas são separadas em "Contas" e "Categorias". As contas são cadastradas na opção Contas do Gestão Financeira e sempre serão exibidas conforme o cadastro realizado pelo usuário. Já as categorias serão sempre exibidas conforme os cadastros na opção Categorias do Gestão Financeira, incluindo as modificações feitas pelo usuário. Na aba "Contas" e "Categorias", há uma coluna chamada "Operação", onde é possível selecionar uma das três opções disponíveis, que são:

Visualizar: quando selecionada essa opção, o sistema exibirá as movimentações dessa conta, porém não será possível realizar nenhum tipo de alteração, edição, inclusão, efetivação ou exclusão. O usuário terá apenas acesso à visualização dessas movimentações.

Modificar: quando selecionada essa opção, o sistema permitirá que o usuário realize todas as operações do Gestão Financeira para essa conta. Ou seja, o usuário poderá incluir, editar, efetivar e excluir qualquer movimentação da conta.

Ocultar: quando selecionada essa opção, o sistema ocultará do usuário todas as movimentações referentes a essa conta bancária, e também não será possível incluir nenhuma movimentação na conta oculta.

Quando selecionar a opção "Modificar" na coluna Operação, o sistema irá habilitar a coluna "Ação". Nessa coluna, será possível definir qual o tipo de ação que o usuário poderá efetuar nas movimentações da Conta. São elas:

- Incluir

- Editar

- Efetivar

- Excluir

- Conciliar

Será possível escolher mais de uma opção para a conta, e o mínimo, quando escolhido "Modificar", é de uma opção dentre as 5 disponíveis. Também está disponível uma opção para realizar mudanças em massa para todas as contas disponíveis, basta selecionar a opção desejada e clicar no botão "Aplicar em todos".

Na aba "Categorias", o sistema terá apenas a coluna "Operação", onde será possível definir para qual categoria o(s) usuário(s) poderá(ão) operar. 

Também é possível efetuar uma alteração em massa em todas as categorias, utilizando a opção de seleção e o botão "Aplicar em todos", na aba "Categorias".

Caso um usuário que não faça parte de nenhum cadastro de Controle de Acesso tentar acessar a opção Movimentações do Gestão Financeira, o sistema exibirá uma mensagem de acesso negado e, após o usuário clicar no botão "OK", o sistema irá redirecionar o usuário à página inicial do Retaguarda (Dashboard).

Novos Eventos do Gestão Financeira

Com a versão 7.14 do sistema, foi inativado o Evento 245 - Alteração de Movimento no Gestão Financeira e, foram criado novos 4 eventos:

Todos os eventos serão adicionados no Log do sistema de forma separada e detalhado, contendo todas as alterações que o usuário efetuou no Gestão Financeira.