Para as notas Pendentes de Envio ou Reprovadas, que são notas que ainda não foram aprovadas na SEFAZ.
Ir na tela de vendas:
CAMINHO - Notas Fiscais/Manutenção NFC-e Rejeitadas
PASSO 1 - Informar o período e clicar em consultar
PASSO 2 - As notas rejeitadas irão aparecer listadas
PASSO 3 - Selecionar a nota em questão e clicar em Reprocessar [F2]
O sistema irá consultar na SEFAZ para confirmar se houve mudança no status dessa nota. Se a nota for aprovada, já irá avisar na tela.
O sistema dispõe da configuração do sistema Habilitar reenvio de notas NFC-e em background? , o que faz com o que o sistema envie automaticamente as notas NFCe pendentes na manutenção, deixando apenas as notas que precisam de algum ajuste manual.
As notas podem ser rejeitadas por vários motivos, entre eles: SEFAZ oscilando, cadastros errados ou incompletos, internet lenta, entre outros motivos. Cada nota deve ser ajustada e reprocessada para aprovar. Exemplos mais comuns:
Nota autorizada em contingência: significa que a venda foi feita em Modo Contingência, e precisa ser transmitida para a SEFAZ, nesse caso é preciso apenas reprocessar a venda.
Rejeição: GTIN (EAN) com prefixo inválido: significa que um dos itens da venda está com código de barras inválido no cadastro. O cadastro do produto precisa ser revisado e ajustado para aprovação da nota.
string value '0' does not match pattern for NCM->prod->det->infNFe no elemento TNFe: significa que um dos itens da venda está com informações tributárias incorretas, como o NCM do produto. É preciso fazer o ajuste no cadastro do produto, e a vinculação no Cadastro Inteligente, se possível.
Rejeição: CPF do destinatário inválido: significa o CPF ou CNPJ que foi informado na venda é inválido, ele precisa ser revisado e ajustado para que a nota seja aprovada.
O campo deve ser preenchido obrigatoriamente: algum campo de preenchimento obrigatório está em branco no cadastro do cliente e precisa ser corrigido. Nesse exemplo: o campo bairro no endereço do cliente.
Assinatura difere do calculado: algum campo de preenchimento obrigatório está com caracteres inválidos. Por exemplo uma vírgula em um nome, ou uma letra em um telefone. O cadastro do cliente precisa ser verificado e ajustado.
Consumo indevido pelo aplicativo da empresa: a Secretaria da Fazenda bloqueia o procedimento de emissão e inutilização de notas quando ocorrem várias tentativas seguidas de inutilização. É necessário interromper a inutilização e trabalhar com a emissão em contingência de NFC-e até a SEFAZ realizar a remoção do bloqueio. Ticket 3895751.
Data de entrada em contingência muito atrasada: quando as notas em contingência não é enviada num período superior a 30 dias, a SEFAZ traz essa rejeição. Nesses casos é necessário entrar em contato com o suporte para que seja realizada manutenção dessas notas usando o comando Ctrl+F11 e validação de acesso do suporte.
Pendente de retorno: Esta mensagem de rejeição é apresentada, pois houve uma falha de comunicação com a Sefaz geralmente ocasionada por lentidão no ambiente da SEFAZ para processar as solicitações enviadas. Orientamos que realize uma consulta a essa nota após alguns minutos para verificar se houve novo processamento da Sefaz, ou ainda realizar um novo envio gerando novo XML.
Client received SOAP Fault from server: Server was unable to process request: Esta mensagem de rejeição é apresentada, pois houve uma falha de comunicação com a Sefaz geralmente ocasionada por lentidão no ambiente da SEFAZ para processar as solicitações enviadas.
Alguns ajustes podem ser feitos diretamente na tela de Manutenção de NFC-e.
Alguns dados do cliente podem ser revisados usando o botão Alterar Dados do Cabeçalho [F8] e cadastro de produtos podem ser ajustado usando o botão Alterar Dados do Item [F9].