O Gestão Financeira Básico contempla controle de contas a pagar e despesas internas da farmácia categorizadas de acordo com a realidade da farmácia.
O Gestão Financeira Avançado engloba as funcionalidades básicas, junto a outras como Conciliação Bancária, Demonstrativo de Lucros, Perdas e Fluxo de Caixa, etc.
Gestão Financeira 💹 BÁSICO
Com o módulo Gestão Financeira você pode fazer muito mais pela gestão financeira da sua farmácia, com um painel intuitivo e dinâmico, você tem acesso a gráfico e dados diretamente na tela do Trier Drogarias, tornando tudo mais prático e rápido.
dashboard de movimentações
Caminho: Gestão Financeira/Dashboard
No Dashboard do Gestão é possível ter uma visão geral do financeiro da farmácia.
No Menu Superior é possível realizar movimentações, conciliação, acesso à configurações, etc.
Em Contas Cadastradas, o painel irá trazer as contas ativas e o saldo em dinheiro atual nela.
Movimentações irá trazer as entradas e saidas, efetivadas e pendentes com pesquisa por mês ou dia atual.
Receitas e Despesas por Categoria, exibem de forma gráfica as porcentagens das movimentações de acordo com o tipo de categoria cadastrada. Por exemplo, lê-se que 67% dos gastos dessa farmácia são com mercadorias para vendas.
O gráfico Demonstrativo de Lucros e Perdas DLP, mostra resumidamente a relação entre os custos e lucros em percentuais, assim como o Demonstrativo de Fluxo de Caixa DFC que considera as movimentações de Receita líquida e Lucro bruto para composição dos percentuais.
cadastro DE BOLETOS na entrada de NF-E
PASSO 1 - Realizar a importação de notas normalmente
PASSO 2 - Na finalização da nota, lançar os valores das parcelas e seus respectivos vencimentos. Como no exemplo a baixo, a nota tem o valor total de $594,30 e foi parcelada em 3 pagamentos de cerca de $198,08 cada, cada um com sua respectiva data de vencimento.
No Gestão Financeira essas parcelas aparecerão listadas da mesma maneira aguardando para efetivação.
cadastro de movimentação (receitas ou despesas)
CAMINHO: Gestão Financeira/Movimentações
PASSO 1 - No canto superior escolher NOVA RECEITA ou NOVA DESPESA.
PASSO 2 - Caso RECEITA, informar os campos obrigatórios: Descrição, Data de Recebimento, categoria e valor.
PASSO 2 - Caso DESPESA, informar os campos obrigatórios: Descrição, Fornecedor, Data de Vencimento, Categoria e valor
PASSO 3 - Clicar em Cadastrar. Ao finalizar o cadastro a movimentação irá aparecer na tela de consulta.
consulta de movimentações e filtros
CONSULTA DE PERÍODO
Caminho: Gestão Financeira/Movimentações
No menu superior é possível fazer uma consulta rápida de período selecionando as opções: DIÁRIO, SEMANAL, MENSAL e ANUAL.
Ou então através do PERÍODO CUSTOMIZADO, onde é possível escolher o período pra pesquisa.
FILTROS PERSONALIZADOS
Usando o botão FILTRO é possível basicamente criar qualquer tipo de consulta dentro do Gestão, usando os campos de pesquisa como categoria, tipos de movimentação, empresas, datas, etc.
Por exemplo: se precisar fazer uma consulta das Despesas com Mercadorias:
no primeiro campo deve preencher o tipo de filtro com CATEGORIAS
no segundo com ESTÁ CONTIDO
no terceiro DESPESAS COM MERCADORIA
Clicar em ✔️ Salvar e depois no botão APLICAR.
Dessa maneira irão estar disponíveis na tela de movimentações, só aquelas que atendem esse filtro.
mOVIMENTAÇõES
Na listagem das movimentações é possivel identificar seus status através dos ícones:
SOMENTE LEITURA: significa que foi feita diretamente no caixa e não é possível realizar alterações nesse tipo movimentação.
EFETIVADO: quando é dado baixa no valor que foi cadastrado para considerar como pago pela farmácia caso despesa, ou recebido pela farmácia caso receita.
CONCILIADO: são as movimentações cadastradas no Gestão que estão relacionadas à movimentações financeiras registradas em uma conta corrente ou conta poupança.
RECORRENTE: uma movimentação que tem periodicidade e acontece no decorrer de semanas ou meses, como por exemplos compras de mercadorias parceladas.
DOWNLOAD: possibilita o download das movimentações da nela num arquivo no formato CSV.
O CAMPO DE PESQUISA possibilita a pesquisa por movimentações, empresa ou valor
DETALHES: mostra o detalhamento de uma movimentação, como por exemplo de vendas que foram realizadas à vista
efetivação e exclusão de movimentação
Caminho: Gestão Financeira/Movimentações
PASSO 1 - Identificar a movimentação em questão.
PASSO 2 - Na movimentação em questão clicar no ícone •••, onde será possível:
EFETIVAR a movimentação, ou seja, dar a baixa nela e considerar como paga ou recebida. EDITAR a movimentação e alterar qualquer dado que esta cadastrado nela. EXCLUIR a movimentação.
PASSO 3 - Ao clicar em EFETIVAR, abrirá a tela para confirmação da efetivação na qual será possível editar as informações antes de concluir, incluindo valor da conta caso for paga com acrescimo ou descontos.
PASSO 3 - Ao clicar em EDITAR, abrirá a tela para alteração dos dados da movimentação.
Após a EFETIVAÇÃO da movimentação, ela irá aparecer na consulta com a marcação de efetivada.
CADASTRO DE CATEGORIAS (ou TIPOS DE MOVIMENTAÇÕES)
Caminho: Gestão Financeira/Categorias
PASSO 1 - Identificar se precisa cadastrar uma RECEITA ou uma DESPESA
PASSO 2 - Clicar no ícone + ao lado da Categoria, e selecionar NOVA CATEGORIA
PASSO 3 - Informar obrigatoriamente a Descrição e o Tipo da Despesa/Receita
PASSO 4 - Clicar em Salvar Categoria
Relatório de Contas a Pagar e Contas Pagas
CAMINHO - Relatórios/Financeiros/Contas a Pagar ou Pagas/Contas a Pagar ou Pagas
PASSO 1 - Na aba Dados I, selecionar o período de pesquisa
PASSO 2 - Em Seleção I, marcar entre as opções Contas a Pagar, Contas Pagas ou Todas.
PASSO 3 - Gerar relatório F2
Exemplo de relatório gerado.