É comum nas vendas a prazo que o valor da venda seja o valor cheio do produto, ou seja, sem descontos. No sistema é possível configurar para que nesse modelo de venda crediário sejam removidos quaisquer descontos no momento da venda a prazo, evitando prejuízos à loja.
O processo de bloqueio é realizado em 3 etapas:
Definição de limite máximo de desconto na condição de pagamento
Adição da Condição de Pagamento na Regra de Descontos
Bloqueio do evento Regra de Desconto Máximo
CAMINHO: Cadastros/Outros/Condições de Pagamento
Abra a condição Crediário, informe 0,01 nos campos Desconto (%) e Desconto Máximo (%). Salve o cadastro no [F2]
CAMINHO: Cadastros/Descontos/Configuração Regras de Desconto
Na aba Desconto Máximo, informe o número 17 no campo de desconto, e adicione o CADASTRO DE CONDIÇÕES DE PAGAMENTO marcado como Hierarquia na Regra de Desconto. Ele deve ser o último item da lista, se não for, mova-o usando o [F11].
CAMINHO: Diversos/Grupos de Acesso
Informe o Grupo de Acesso que não terá permissão de dar descontos no crediário, e no campo Código/Nome do Evento pesquise por REGRA DE DESCONTO MÁXIMO, marque como na imagem abaixo as duas opções: Bloquear? e Solicitar Senha?
💡 Para o grupo de acesso que poderá liberar desconto acima do máximo, marque apenas a opção Solicitar Senha?.
No momento da venda, informe o cliente cadastrado e a condição de pagamento crediário, ao lançar um produto com desconto, o sistema irá validar a regra pedindo a senha.
Caso clique em Cancelar: o produto entrará na venda sem descontos.
Caso um vendedor bloqueado coloque a senha: o sistema irá informar que ele não tem autorização para dar desconto.
Caso o gestor da farmácia coloque a senha: o sistema irá permitir que o produto entre com desconto na venda crediário.