VALIDAÇÃO DE CÓDIGO DE BARRAS

Devido às legislações vigentes e as que ainda irão entrar em vigência cada vez mais os estados estão obrigando que os códigos de barras sejam corretamente cadastrados. Pensando nisso, foi criado na versão 7.11, uma validação de código de barras no sistema. Essa validação irá verificar o prefixo e o formato do código de barras GTIN.

Ao cadastrar um novo produto, após incluir o código de barras o sistema irá fazer a validação do GTIN. Essa validação pode ter o seguintes status:

🅥: Válido

🅝: Não Validado

🅟: Prefixo Inválido

🅕: Formato Inválido

STATUS DE VALIDAÇÃO

🅥 GTIN Válido - o código de barras foi verificado pelo sistema, é valido e sairá nos documentos fiscais.

🅝 GTIN Não validado - o código de barras ainda não foi verificado pelo sistema.

🅟 Prefixo GTIN Inválido - o código de barras foi verificado pelo sistema e é invalido. Esse produto irá rejeitar a NFC-e e a NF-e caso seja informado. Então quando o produto estiver com GTIN nesse status os documentos fiscais sairão sem códigos de barras.

🅕 Formato GTIN Inválido  - Quando o produto estiver com status FORMATO GTIN INVÁLIDO no campo ‘GTIN’, significa que processo rodou e código de barras possui o FORMATO inválidos. Esse produto irá rejeitar a NFC-e e a NF-e caso seja informado. Então quando o produto estiver com GTIN nesse status os documentos fiscais sairão sem códigos de barras.

Relatório de código de barras

Foi criado um relatório para poder ser verificado todos os códigos de barras inválidos. Esse relatório irá mostrar separadamente os códigos de barras e seus motivos para ser inválido 

Caminho: Relatórios/Listagem Cadastros/Códigos de Barras Inválidos

O relátorio vai trazer as seguintes informações:

Código do Produto

Produto

Grupo de Produtos

Laboratório

Código de barras

Motivo do código de barras estar inválido

Relatório gerado Sem Agrupamento

Relatório gerado Agrupamento por Status