EMISSÃO DE BOLETOS
A partir da versão 7.8 do sistema, foi criada a possibilidade de realizar a emissão de boleto no SGF. Porém a emissão de boleto é válido apenas para o crediário, por enquanto. É necessário ter um banco conveniado com contrato e carteira ativa para a emissão e recebimento do boleto junto ao sistema Trier.
Configuração
cadastro de banco
Caminho: Cadastros/Outros/Bancos
Clicar na opção Emitir Boleto para sinalizar ao sistema que esse cadastro de banco irá emitir boletos.
cadastro de cliente
Caminho: Cadastros/Clientes e Convênios/Clientes
Na aba Inf. Vendas selecionar a opção SIM no campo Emitir Boleto?
Caso for utilizar o Juros por dia de atraso e Multa por atraso no boleto, é necessário o preenchimento dessas opções também no cadastro do cliente.
emissão de boleto
Para a emissão do boleto é necessário acessar o relatório de Extrato Crediário no
Caminho: Relatórios/ Financeiros/ Contas a Receber ou Recebidas/ Extrato Crediário
No relatório de Extrato de Crediário, foi adicionado duas opção na aba Dados II:
Geração de Boletos:
o Utilizado para a geração dos boletos, de fato. Disponível apenas para as Contas em Aberto
Extrato de Boletos:
Consultar os boletos baixados
Consultar os boletos gerados
Reimprimir os boletos gerados
Detalhar os boletos gerados
Gerar o arquivo de remessa para importar na Plataforma do banco conveniado
Excluir os boletos gerados
É possível realizar a emissão dos boletos separados por:
Total por cliente;
Por uma venda em específico;
Total de todos os clientes que estão com conta em aberto;
Por intervalo de data (Total clientes ou Cliente individual).
PASSO 1 - Como exemplo de emissão, iremos utilizar um cliente com algumas compras com conta em aberto. Então é necessário selecionar o cliente na aba Dados I na opção Cliente.
PASSO 2 - Em seguida, na aba Dados II e em Seleção I, marcaremos a opção Geração de Boletos.
PASSO 3 - Na Seleção IV já ficará selecionado a opção Contas em Aberto, pois quando está gerando um boleto essa será a única opção possível.
PASSO 4 - Em Seleção Período foi colocado as datas de 01/01/2000 até 31/12/2100 para que seja incluído todas as contas em aberto do cliente neste período.
PASSO 5 - Logo após isso, basta clicar no botão Gerar Boleto [F2].
Assim que clicar na opção Gerar Boletos [F2], o sistema irá abrir uma outra tela para mais configurações. Caso o cliente tiver apenas um banco cadastrado, o sistema já exibirá, de forma automática, os dados desse banco.
É possível deixar padrão os campos exibidos nessa tela no cadastro do banco. Poderá alterar a data de vencimento do boleto, caso a farmácia trabalhe com juros será possível escolher a data referência, incluir as cobranças de juros e multa no valor do boleto.
Também existe um checkbox com o nome Agrupar por cliente, essa opção permite que o sistema agrupe todas as compras do cliente e emita um boleto único
com a somatória do agrupamento. Caso necessite que seja impresso um boleto para cada compra do cliente, basta deixar esse opção desmarcada.
GERAÇÃO DO ARQUIVO DE REMESSA
Após realizar a geração do boleto, é necessário realizar o envio da remessa ao banco para registrar o boleto no sistema bancário.
Para gerar o arquivo remessa, na tela de Extrato Crediário, em Seleção I, selecione a opção “Extrato de Boletos”. Em Seleção IV, selecione a opção “Boletos em Aberto” e clique no botão “Consultar Boletos [F7]”.
Após clicar no botão para consultar boletos, irá abrir uma tela onde será possível filtrar por Banco, Cliente, por vencimento ou emissão do boleto e Data Inicial e Final. Neste exemplo iremos utilizar por data vencimento e, a data que irei inserir é igual a data de vencimento que foi cadastrado no boleto.
Para a geração do arquivo de remessa, basta selecionar qual boleto irá ser incluso no arquivo de remessa ao banco e clicar no botão Gerar arquivo remessa [F2]. Assim que clicar no botão o sistema já irá realizar o download do arquivo. Nessa tela também é possível realizar a reimpressão do boleto, excluir o boleto e obter mais detalhes referente ao boleto selecionado no botão Detalhar [F7].
baixa do boleto no sistema
Para efetuar esse baixa é necessário acessar o PAF e ir na opção de Recebimento Crediário dentro do menu Recebimentos. Após acessar a opção, localizar o cliente e clicar em Consultar [F3]. Como o boleto do exemplo foi Gerado de forma agrupada contendo todas as contas em aberto do cliente, é necessário selecionar todas as contas em aberto que o sistema nos exibir em tela. Ao selecionar todas as contas em aberto, note que o Total Selecionado está exibindo o mesmo valor que foi Gerado o boleto para o cliente.
Após selecionar as contas em aberto, clicar no botão Boleto [F7] para continuar com a baixa do boleto.
Na próxima tela que será exibido, basta clicar em Continuar [F2], pois o boleto que iremos dar baixa foi Gerado pelo sistema.
A próxima tela que será exibida é possível realizar a baixa dos boletos, estorno e, também, o cancelamento. No nossa exemplo vamos realizar a baixa do boleto, então a opção “Baixa” ficará selecionada. A data da baixa poderá ser alterada para o dia que o cliente realizou o pagamento. Na Seleção de Período iremos inserir a data de vencimento que foi Gerado no boleto. Após isso só clicar no botão Consultar [F3] para que o sistema localize o boleto que foi Gerado anteriormente.
Para realizar a baixa basta selecionar o item com a barra de espaço do teclado e clicar no botão Finalizar F2. Será aberto uma tela para inserir o login e senha de quem está realizar a baixa do boleto e, ao final do processo, o sistema irá realizar a impressão do comprovante de recebimento crediário.
relatório de fechamento
Quando for realizado o fechamento de caixa, será possível visualizer o recebimento do boleto na opção Contas Recebidas Crediário (Boleto) no Relatório de Fechamento de Caixa. No Gestão Financeira o sistema irá exibir o recebimento na movimentação Recebimento Crediário, que é o mesmo comportamento que já tem hoje quando é realizado algum recebimento no caixa.