Cadastro de Produtos
Antimicrobianos e Controle Especial
No modelo Trier SNPGC Integrado, é necessário manter a aba SNGPC do cadastro de produtos preenchida e atualizada para que seja possível fazer a gestão dos produtos de controle especial a antimicrobianos.
A principal diferença entre medicamentos de controle especial e antimicrobianos é que os primeiros são controlados pelo Ministério da Saúde, enquanto os segundos são usados para tratar infecções.
Medicamentros de Controle Especial são substâncias que exigem um controle mais rígido do que as substâncias comuns, pois podem causar dependência física ou psíquica. A prescrição desses medicamentos é feita por prescritores autorizados, como médicos, e requer um receituário de controle especial.
Medicamentos Antimicrobianos são substâncias que previnem ou matam agentes infecciosos, como bactérias e outros microorganismos. A prescrição de antimicrobianos é feita em um receituário privativo do prescritor ou do estabelecimento de saúde.
Princípio Ativo (DBC): é a denominação do fármaco ou princípio farmacologicamente ativo aprovada pelo órgão federal responsável pela vigilância sanitária. Para acessar o Manual das Denominações Comuns Brasileiras gerado pela Anvisa, clique aqui.
Reg. Ministério da Saúde Referência: campo de preenchimento obrigatório para medicamentos sujeitos a Regime de Controle Especial (Controlados e Antimicrobianos)
Classe Terapêutica SNGPC: para alterar a classe terapeutica de um medicamento na ANVISA é necessário realizar o lançamento de um Inventário Inicial.
Concentração (MG) ou Volume (ML): refere-se à quantidade do princípio ativo presente em cada unidade do medicamento, geralmente expressa em miligramas (mg), ou ml em caso de líquidos.
Unidade SNGPC: caixas ou frascos.
Unid. por Embalagem: indica a quantidade total de unidades do medicamento contidas em uma embalagem, como comprimidos, cápsulas, ampolas ou outros formatos de apresentação.
Lista: no caso de produtos de Controle Especial
A1, A2, A3 – Notificação de receita amarela
B1 e B2 – Notificação de receita azul
C1 – Receita branca em duas vias
C2, C3, C4 e C5 - Notificação de receita branca.
Adendo - Utilizado quando o medicamento pode ser utilizado com mais de um tipo de receita. Obs: Quando a lista estiver C, não irá aceitar adendo C. Para verificar os tipos de receitas, clique aqui.