No modelo Trier SNPGC Integrado, é necessário manter a aba SNGPC do cadastro de produtos preenchida e atualizada para que seja possível fazer a gestão dos produtos de controle especial a antimicrobianos.
A principal diferença entre medicamentos de controle especial e antimicrobianos é que os primeiros são controlados pelo Ministério da Saúde, enquanto os segundos são usados para tratar infecções.
Controle de validade de receitas médicas no sistema, o sistema deve considerar regras distintas de validade para cada tipo de medicamento:
Controle especial: validade da receita de 30 dias
Antimicrobianos: validade da receita de 10 dias
Agonistas GLP-1 (Ozempic, Mounjaro, Saxenda, entre outros): validade da receita de 90 dias. Neste caso, deve constar na receita a indicação USO PROLONGADO = SIM
Medicamentros de Controle Especial são substâncias que exigem um controle mais rígido do que as substâncias comuns, pois podem causar dependência física ou psíquica. A prescrição desses medicamentos é feita por prescritores autorizados, como médicos, e requer um receituário de controle especial.
Medicamentos Antimicrobianos são substâncias que previnem ou matam agentes infecciosos, como bactérias e outros microorganismos. A prescrição de antimicrobianos é feita em um receituário privativo do prescritor ou do estabelecimento de saúde.
Medicamentos Agonistas do GLP-1 são medicamentos usados principalmente no tratamento do diabetes tipo 2 e, mais recentemente, na obesidade. Eles atuam imitando a ação do hormônio GLP-1, que estimula a liberação de insulina e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e o apetite.
Princípio Ativo (DBC): é a denominação do fármaco ou princípio farmacologicamente ativo aprovada pelo órgão federal responsável pela vigilância sanitária. Para acessar o Manual das Denominações Comuns Brasileiras gerado pela Anvisa, clique aqui.
Reg. Ministério da Saúde Referência: campo de preenchimento obrigatório para medicamentos sujeitos a Regime de Controle Especial (Controlados e Antimicrobianos)
Classe Terapêutica SNGPC: para alterar a classe terapeutica de um medicamento na ANVISA é necessário realizar o lançamento de um Inventário Inicial.
Concentração (MG) ou Volume (ML): refere-se à quantidade do princípio ativo presente em cada unidade do medicamento, geralmente expressa em miligramas (mg), ou ml em caso de líquidos.
Unidade SNGPC: caixas ou frascos.
Unid. por Embalagem: indica a quantidade total de unidades do medicamento contidas em uma embalagem, como comprimidos, cápsulas, ampolas ou outros formatos de apresentação.
Lista: no caso de produtos de Controle Especial
A1, A2, A3 – Notificação de receita amarela
B1 e B2 – Notificação de receita azul
C1 – Receita branca em duas vias
C2, C3, C4 e C5 - Notificação de receita branca.
Adendo - Utilizado quando o medicamento pode ser utilizado com mais de um tipo de receita. Obs: Quando a lista estiver C, não irá aceitar adendo C. Para verificar os tipos de receitas, clique aqui.
Como Cadastrar o produto Agonista- GLP1 no Sistema Trier