O SNGPC será reativado no primeiro semestre de 2025, em uma data a ser definida, com aviso prévio
Todos os clientes devem verificar se o seu cadastro na Anvisa está funcional e atualizado, garantindo que seus dados como login, senha, Responsável Técnico (RT), estejam corretos e devidamente registrados na Anvisa. Clientes com cadastro correto, funcional e atualizado não precisam tomar nenhuma ação adicional em relação ao cadastro na Anvisa. Clique aqui para mais informações
🚩Balanço do Estoque (também chamado de Conferência ou Contagem de Estoque), se refere ao lançamento de estoque de produtos que não tem a exigência de controle de receita e de lotes pela ANVISA, e pode ser visto na página sobre Conferência de Estoque.
🚩Inventário do Estoque se refere ao lançamento de estoque de produtos de Controle Especial e Antimicrobianos de acordo com a ANVISA, e pode ser visto na página abaixo.
Buscando facilitar e inserir todas as farmácias do território nacional dentro desta determinação da ANVISA, a TRIER disponibiliza o sistema permitindo que sua farmácia possa utilizar o Trier SNGPC. Esse tutorial irá mostrar como fazer o inventário no SNGPC Trier Integrado.
⚠️ No dia da realização do inventário, não pode haver nenhum tipo de movimentação, seja entrada ou saída de estoque de produtos controlados e antimicrobianos para evitar inconsistências e furos no estoque.
➀ sincronização dos cadastros
É necessário que os cadastros dos produtos de controle especial e antimicrobianos estejam com a aba SNGPC no cadastro de produtos preechida corretamente antes de ser realizada a sincronização.
Caminho: Cadastros/Produtos e Fornecedores/Produtos
Depois de ajustar os cadastros, é necessário fazer a sincronização com o SNGPC Web.
No retaguarda, Caminho: Integrações/Envio de Dados para Trier SNGPC Web
PASSO 1 - Marcar a opção Sincronizar somente Cadastros (Antimicrobianos, Controle Especial, Médicos e Fornecedores)
PASSO 2 - Desmarcar Sincronizar somente cadastros com Movimento
PASSO 3 - Clicar em Enviar [F2]
Dessa maneira os cadastros de produtos controlados e antimicrobianos estarão sincronizados no SNGPC Web
➁ Conferência de dados
O inventário será feito no sngpc.triersistemas.com.br.
Ao acessar o SNGPC, o responsável técnico deverá confirmar se seus dados estão corretos.
Para isso irá acessar o menu: Cadastros/ Lojas.
Menu: Cadastros/Lojas.
Confira os seus dados em Dados do Farmacêutico e Dados SNGPC ANVISA.
Com os dados conferidos, está pronto para abertura do inventário.
Preencher os dados no cadastro de Filial no Retaguarda Trier.
➂ Abertura de inventário
Para abertura de inventário no site, iremos na aba: SNGPC/Lançamento de inventário Inicial
PASSO 1 - Informar a data de abertura do inventário.
Durante o seu inventário, não poderá ter nenhum tipo de movimentação de estoque, nem entradas e nem saidas de produtos de controle especial e antimicrobianos.
PASSO 2 - Escolher o tipo de inventário.
O sistema informa que você tem o prazo de 7 dias corridos, contando o dia da abertura do seu inventário para fazer a relização do mesmo. Caso ultrapasse esse dias, o inventário será excluído automaticamente. Recomendamos fazer o inventário no mesmo dia, pois não poderá ter nenhum tipo de movimento durante o inventário.
Inventário inicial criado com sucesso.
Caso seu estoque no SNGPC Trier esteja correto, existe a possibilidade de estar carregando o estoque. Será preciso:
PASSO 1 - Clicar na opção Carregar Estoque Inicial [F2]
PASSO 2 - Marcar a opção "Estoque Atual (Base Local)" e desmarcar "Carregar demais Medicamentos/Insumos do cadastro que estejam com estoque zero".
PASSO 3 - Clicar em Buscar Estoque CTRL+F7
Ao puxar o estoque, o sistema puxa o MS que consta no cadastro do produto, por isso verifique se o o MS que esta informado no inventario esta correto. Caso nao esteja, faça o ajuste no campo Reg MS.
➃ Lançamento dos itens no inventário
Esse tutorial mostra o lançamento manual dos produtos no inventário, mas também é possível carregar os dados de estoque com os produtos do inventário através da Importação de Arquivo de Estoque no Inventário.
CAMINHO: SNGPC/Lançamento de inventário Inicial
PASSO 1 - Clicar na aba Lançamentos
PASSO 2 - Irá informar o produto que está sendo contado. É preciso:
Conferir o MS e ajustar se necessário.
Informar o lote
Informar Qtd. Lote junto da Data de Fabricação e Data de Validade.
Clicar em Salvar Item [CTRL+F2]
Ao salvar, o item irá descer para a listagem com os dados informados. Será preciso fazer isso com todos os produtos do armário.
Relatório Geral do Inventário
Após o inventário lançado, com o lançamento de todos os itens feito, recomendamos que seja emitido o Relatório do Inventário para a conferência.
CAMINHO: SNGPC/Lançamento de inventário Inicial
PASSO 1 - Clicar na opção Rel. Geral do Inventário [CTRL+F3]
PASSO 2 - Informar o número do inventário que esta sendo realizado. Marcar a opção Imprimir Lotes e gere o relatório.
É importante que seja conferido: o MS, a Classe Terapêutica, o Lote e a Quantidade de Lotes lançados para cada medicamento, pois após a confirmação do inventário não será possível realizar correções. Com todos os dados conferidos, é preciso fazer a confirmação do inventário.
➄ confirmação de Inventário
CAMINHO: SNGPC/Lançamento de inventário Inicial
PASSO 1 - Clicar na opção Confirmar Inventário [F10].
Obs: após a confirmação, não é possível realizar alterações nos itens lançados.
PASSO 2 - Clicar em SIM.
PASSO 3 - Após a confirmação, o sistema retornará a mensagem informando que o Inventario inicial foi lançado e está pronto para ser enviado a ANVISA.
Para fazer o envio dele para ANVISA, clique em SIM.
➅ iMPORTAÇÃO DO iNVENTÁRIO INICIAL
Para realizar a importação do inventário, será necessário usar o retaguarda:
CAMINHO: Integrações/ Importação de Inventário Inicial do SNGPC Web
PASSO 1 - Clicar em Buscar Inventário [F4] assim sistema irá buscar o ultimo inventário feito.
Feita a busca, o sistema trará a data do inventário, e a data do fechamento do mesmo.
É possível conferir o inventário através da opção Relatório do Inventário [F6]
PASSO 2 - Feito isso, clicar no botão Confirmar Inventário [F7] para confirmação.
OBS: no dia do inventário não pode haver nenhum tipo de movimentação de estoque de controlados.
Caso aparecer essa mensagem, significa que foram feitas movimentações no dia do inventário. É possível, mesmo assim, importar o inventário clicando em CONFIRMAR IMPORTAÇÃO COM MOVIMENTO [CTRL+F2], no entanto não garantimos a veracidade do seu estoque.
Para verificar as inconsistências gere o relatório.
Vendas não podem ser excluídas.
Com isso seu inventário foi importado do sistema da drogaria.
Configurações no Retaguarda
Em relação à venda dos controlados no sistema, duas configurações devem ser verificadas.
Você irá em: Diversos/Configurações do Sistema.
Primeiro, sobre lançamento de receita, você pode pesquisar por: receita.
Verifique o parâmetro: Tipo de Lançamento de Receitas e escolha entre as opções:
Lançar na Inclusão de Item na Venda: nessa opção é obrigatório preencher a receita para continuar com a venda.
Lançar na Inclusão de Item na Venda (opcional): nessa opção você pode dar ESC no teclado, e continuar com a venda para preencher a receita posteriormente.
Utilizar tela de lançamento de Receitas: nessa opção o sistema não irá pedir a receita na venda e será preciso preencher a receita posteriormente.
Segundo, sobre orçamentos, você pode pesquisar por: negativo.
Verifique o parâmetro: Permitir estoque negativo de medicamentos controlados/antimicrobianos e controla vencimento no DAV e escolha entre as opções:
Não: nessa opção é obrigatório informar o lote na venda DAV.
Sim: nessa opção não é obrigatório informar o lote na venda DAV, e ao dar ESC no teclado você pode continuar com a venda. No entanto no caixa, vai ser obrigatório informar o lote.