O SNGPC será reativado no primeiro semestre de 2025, em uma data a ser definida, com aviso prévio

Todos os clientes devem verificar se o seu cadastro na Anvisa está funcional e atualizado, garantindo que seus dados como login, senha, Responsável Técnico (RT), estejam corretos e devidamente registrados na Anvisa.  Clientes com cadastro correto, funcional e atualizado não precisam tomar nenhuma ação adicional em relação ao cadastro na Anvisa. Clique aqui para mais informações

🚩Balanço do Estoque (também chamado de Conferência ou Contagem de Estoque), se refere ao lançamento de estoque de produtos que não tem a exigência de controle de receita e de lotes pela ANVISA, e pode ser visto na página sobre Conferência de Estoque.

🚩Inventário do Estoque se refere ao lançamento de estoque de produtos de Controle Especial e Antimicrobianos de acordo com a ANVISA, e pode ser visto na página abaixo.

Buscando facilitar e inserir todas as farmácias do território nacional dentro desta determinação da ANVISA, a TRIER disponibiliza o sistema permitindo que sua farmácia possa utilizar o Trier SNGPC. Esse tutorial irá mostrar como fazer o inventário no SNGPC Trier Integrado

⚠️ No dia da realização do inventário, não pode haver nenhum tipo de movimentação, seja entrada ou saída de estoque de produtos controlados e antimicrobianos para evitar inconsistências e furos no estoque.

sincronização dos cadastros

É necessário que os cadastros dos produtos de controle especial e antimicrobianos estejam com a aba SNGPC no cadastro de produtos preechida corretamente antes de ser realizada a sincronização.


Caminho: Cadastros/Produtos e Fornecedores/Produtos

Depois de ajustar os cadastros, é necessário fazer a sincronização com o SNGPC Web.

No retaguarda, Caminho: Integrações/Envio de Dados para Trier SNGPC Web

PASSO 1 - Marcar a opção Sincronizar somente Cadastros (Antimicrobianos, Controle Especial, Médicos e Fornecedores)

PASSO 2 - Desmarcar Sincronizar somente cadastros com Movimento

PASSO 3 - Clicar em Enviar [F2]

Dessa maneira os cadastros de produtos controlados e antimicrobianos estarão sincronizados no SNGPC Web

Conferência de dados

O inventário será feito no sngpc.triersistemas.com.br

Ao acessar o SNGPC, o responsável técnico deverá confirmar se seus dados estão corretos. 

Para isso irá acessar o menu: Cadastros/ Lojas.

Menu: Cadastros/Lojas.

Confira os seus dados em Dados do Farmacêutico e Dados SNGPC ANVISA.

Com os dados conferidos, está pronto para abertura do inventário.

Preencher os dados no cadastro de Filial no Retaguarda Trier.

Abertura de inventário

Para abertura de inventário no site, iremos na aba: SNGPC/Lançamento de inventário Inicial

PASSO 1 - Informar a data de abertura do inventário.

Durante o seu inventário, não poderá ter nenhum tipo de movimentação de estoque, nem entradas e nem saidas de produtos de controle especial e antimicrobianos.

PASSO 2 - Escolher o tipo de inventário.

O sistema informa que você tem o prazo de 7 dias corridos, contando o dia da abertura do seu inventário para fazer a relização do mesmo. Caso ultrapasse esse dias, o inventário será excluído automaticamente. Recomendamos fazer o inventário no mesmo dia, pois não poderá ter nenhum tipo de movimento durante o inventário.

Inventário inicial criado com sucesso.

Caso seu estoque no SNGPC Trier esteja correto, existe a possibilidade de estar carregando o estoque. Será preciso:

PASSO 1 - Clicar na opção Carregar Estoque Inicial [F2]

PASSO 2 - Marcar a opção "Estoque Atual (Base Local)" e desmarcar "Carregar demais Medicamentos/Insumos do cadastro que estejam com estoque zero".

PASSO 3 - Clicar em Buscar Estoque CTRL+F7

Ao puxar o estoque, o sistema puxa o MS que consta no cadastro do produto, por isso verifique se o o MS que esta informado no inventario esta correto. Caso nao esteja, faça o ajuste no campo Reg MS.

Lançamento dos itens no inventário 

Esse tutorial mostra o lançamento manual dos produtos no inventário, mas também é possível carregar os dados de estoque com os produtos do inventário através da Importação de Arquivo de Estoque no Inventário.

CAMINHO: SNGPC/Lançamento de inventário Inicial

PASSO 1 - Clicar na aba Lançamentos

PASSO 2 - Irá informar o produto que está sendo contado. É preciso: 

Conferir o MS e ajustar se necessário.

Informar o lote

Informar Qtd. Lote junto da Data de Fabricação e Data de Validade.

Clicar em Salvar Item [CTRL+F2]

Ao salvar, o item irá descer para a listagem com os dados informados. Será preciso fazer isso com todos os produtos do armário. 

Relatório Geral do Inventário

Após o inventário lançado, com o lançamento de todos os itens feito, recomendamos que seja emitido o Relatório do Inventário para a conferência.

CAMINHO: SNGPC/Lançamento de inventário Inicial

PASSO 1 - Clicar na opção Rel. Geral do Inventário [CTRL+F3]

PASSO 2 - Informar o número do inventário que esta sendo realizado. Marcar a opção Imprimir Lotes e gere o relatório.

É importante  que seja conferido: o MS, a Classe Terapêutica, o Lote e a Quantidade de Lotes lançados para cada medicamento, pois após a confirmação do inventário não será possível realizar correções. Com todos os dados conferidos, é preciso fazer a confirmação do inventário.

confirmação de Inventário

CAMINHO: SNGPC/Lançamento de inventário Inicial

PASSO 1 - Clicar na opção Confirmar Inventário [F10]. 

Obs: após a confirmação, não é possível realizar alterações nos itens lançados.

PASSO 2 - Clicar em SIM. 

PASSO 3 - Após a confirmação, o sistema retornará a mensagem informando que o Inventario inicial foi lançado e está pronto para ser enviado a ANVISA. 

Para fazer o envio dele para ANVISA, clique em SIM.

iMPORTAÇÃO DO iNVENTÁRIO INICIAL

Para realizar a importação do inventário, será necessário usar o retaguarda:

CAMINHO: Integrações/ Importação de Inventário Inicial do SNGPC Web

PASSO 1 - Clicar em Buscar Inventário [F4] assim sistema irá buscar o ultimo inventário feito. 

Feita a busca, o sistema trará a data do inventário, e a data do fechamento do mesmo. 

É possível conferir o inventário através da opção Relatório do Inventário [F6]

PASSO 2 - Feito isso, clicar no botão Confirmar Inventário [F7] para confirmação.

OBS: no dia do inventário não pode haver nenhum tipo de movimentação de estoque de controlados.

Caso aparecer essa mensagem, significa que foram feitas movimentações no dia do inventário.  É possível, mesmo assim, importar o inventário clicando em CONFIRMAR IMPORTAÇÃO COM MOVIMENTO [CTRL+F2], no entanto não garantimos a veracidade do seu estoque. 

Para verificar as inconsistências gere o relatório.

Com isso seu inventário foi importado do sistema da drogaria.

Configurações no Retaguarda

Em relação à venda dos controlados no sistema, duas configurações devem ser verificadas.


Você irá em: Diversos/Configurações do Sistema.

Primeiro, sobre lançamento de receita, você pode pesquisar por: receita.

Verifique o parâmetro: Tipo de Lançamento de Receitas e escolha entre as opções:

Segundo, sobre orçamentos,  você pode pesquisar por: negativo.

Verifique o parâmetro: Permitir estoque negativo de medicamentos controlados/antimicrobianos e controla vencimento no DAV e escolha entre as opções: