Controle de Acesso no Gestão Financeira
A partir da versão 7.14 do sistema, o Gestão Financeira traz uma novidade muito importante no que diz à possibilidade de criar controles de acesso, onde será possível limitar acessos a Contas e Categorias conforme a necessidade. Após a farmácia ser atualizada para a versão 7.14 e não for utilizado o Controle de Acesso do Gestão Financeira, o sistema permanecerá com o seu funcionamento já conhecido. Caso seja configurado o Controle de Acesso, o sistema irá sempre validar o usuário que está acessando com as permissões que possui. Caso todos os Controles de Acesso forem excluídos após serem criados, o sistema irá voltar com o seu funcionamento já conhecido, conforme as versões anteriores.
Para a criação do Controle de Acesso, é necessário acessar o menu “Configurações” dentro do menu Gestão Financeira no Retaguarda Trier Sistemas.
Após acessar o menu Configurações, deve clicar na filial para expandir as opções de configuração do Gestão Financeira e ir até o passo "4 - Controle de Acesso" e, após isso, clicar na opção "Cadastrar Controle de Acesso".
Após clicar no botão "Cadastrar Controle de Acesso", o sistema abrirá uma tela para ser definido o nome do controle de acesso, quais usuários farão parte do controle de acesso, quais contas os usuários terão acesso e a quais categorias também terão acesso.
Na modal, as abas são separadas em "Contas" e "Categorias". As contas são cadastradas na opção Contas do Gestão Financeira e sempre serão exibidas conforme o cadastro realizado pelo usuário. Já as categorias serão sempre exibidas conforme os cadastros na opção Categorias do Gestão Financeira, incluindo as modificações feitas pelo usuário. Na aba "Contas" e "Categorias", há uma coluna chamada "Operação", onde é possível selecionar uma das três opções disponíveis, que são:
Visualizar: quando selecionada essa opção, o sistema exibirá as movimentações dessa conta, porém não será possível realizar nenhum tipo de alteração, edição, inclusão, efetivação ou exclusão. O usuário terá apenas acesso à visualização dessas movimentações.
Modificar: quando selecionada essa opção, o sistema permitirá que o usuário realize todas as operações do Gestão Financeira para essa conta. Ou seja, o usuário poderá incluir, editar, efetivar e excluir qualquer movimentação da conta.
Ocultar: quando selecionada essa opção, o sistema ocultará do usuário todas as movimentações referentes a essa conta bancária, e também não será possível incluir nenhuma movimentação na conta oculta.
Quando selecionar a opção "Modificar" na coluna Operação, o sistema irá habilitar a coluna "Ação". Nessa coluna, será possível definir qual o tipo de ação que o usuário poderá efetuar nas movimentações da Conta. São elas:
- Incluir
- Editar
- Efetivar
- Excluir
- Conciliar
Será possível escolher mais de uma opção para a conta, e o mínimo, quando escolhido "Modificar", é de uma opção dentre as 5 disponíveis. Também está disponível uma opção para realizar mudanças em massa para todas as contas disponíveis, basta selecionar a opção desejada e clicar no botão "Aplicar em todos".
Na aba "Categorias", o sistema terá apenas a coluna "Operação", onde será possível definir para qual categoria o(s) usuário(s) poderá(ão) operar.
Se uma conta estiver na opção "Ocultar", nenhuma das categorias selecionadas para ser exibidas será visível para essa conta.
Se uma conta estiver na opção "Visualizar", todas as categorias diferentes da opção "Ocultar" estarão disponíveis apenas para visualização.
Se uma conta estiver na opção "Modificar", o sistema levará em conta as 3 opções selecionadas em Categorias. Se a categoria estiver como "Visualizar", os usuários poderão apenas visualizar as movimentações. Se estiver como "Ocultar", o sistema não exibirá a categoria nas movimentações. Se a categoria estiver como "Modificar", o sistema considerará qual ação escolhida na aba "Contas" o usuário poderá efetuar nas movimentações dessa categoria.
Também é possível efetuar uma alteração em massa em todas as categorias, utilizando a opção de seleção e o botão "Aplicar em todos", na aba "Categorias".
Caso um usuário que não faça parte de nenhum cadastro de Controle de Acesso tentar acessar a opção Movimentações do Gestão Financeira, o sistema exibirá uma mensagem de acesso negado e, após o usuário clicar no botão "OK", o sistema irá redirecionar o usuário à página inicial do Retaguarda (Dashboard).
Novos Eventos do Gestão Financeira
Com a versão 7.14 do sistema, foi inativado o Evento 245 - Alteração de Movimento no Gestão Financeira e, foram criado novos 4 eventos:
269 - Inclusão de Movimento no Gestão Financeira
270 - Alteração de Movimento no Gestão Financeira;
271 - Efetivação de Movimento no Gestão Financeira;
272 - Exclusão de Movimento no Gestão Financeira;
Todos os eventos serão adicionados no Log do sistema de forma separada e detalhado, contendo todas as alterações que o usuário efetuou no Gestão Financeira.